1 de jul. de 2009

Curiosidades sobre o nome “muriqui”.

Nossos nobres macacos não são os únicos muriquis famosos. Quem acompanha o futebol brasileiro certamente já ouviu falar no jogador “Muriqui”, atleta que já passou por vários clubes, estando hoje no Avaí Futebol Clube, de Florianópolis. Seu nome verdadeiro é Luiz Guilherme da Conceição Silva e ganhou esse apelido por ser nativo do distrito de Muriqui, no município de Mangaratiba, litoral do Rio de Janeiro.

O município de Niterói, no Rio de Janeiro, também tem um bairro chamado Muriqui, que inclui as localidades Muriqui Grande, Muriqui Pequeno e Morro dos Macacos. É um bairro afastado do centro, localizado entre serras, numa região com características rurais.

No município de Guarapari, Espírito Santo, há uma localidade denominada Muriquioca, que em tupi provavelmente significa “morada dos muriquis”. Álvaro Aguirre, em seu artigo clássico de 1971, conta que na Fazenda Muriquioca havia 6 muriquis em uma mata de 170 ha, no ano de 1966. Com o desmatamento de 5 ha, onde havia bons alimentos para os macacos, o pequeno bando desapareceu.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, parabéns pelo Blog.

    Vale lembrar que além de nome de jogador de futebol e de lugares, Muriqui também foi utilizado em uma versão do Linux, o Muriqui Linux! Agora o muriqui é plataforma livre! Veja em http://www.muriquilinux.com.br

    Abraços
    Bruno Coutinho

    PS. Postei de novo para corrigir um erro.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno. Bem vindo ao Blog. Muito bem lembrado. O Projeto Muriqui Linux, que trata de inclusão digital e educação, ganhou esse nome em homenagem à Reserva Partcular do patrimônio Natural Feliciano Abdala, localizada em Caratinga, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sérgio, boa noite... Enfim, consegui entrar no blog aqui de casa... Está excelente, parabéns!
    Conta notícias da fêmea translocada e da sua participação no próximo congresso... Ah sim, precisamos conversar sobre o próximo curso de campo em primatologia...
    Insira o site da SBPr nos links (http://www.primatologia.org.br)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o blog, parabens!!! Sou muito fã de futebol e de vez em quando vejo uns gols do Muriqui, nem sabia sobre esse distrito, interessante!!!

    ResponderExcluir
  6. Fabiano, espero contar com seus comentários aos "posts" deste blog. A fêmea que translocamos teve filhote este ano. Não poderei ir ao próximo Congresso de Primatologia, mas estou certo de que será um grande evento. Vou inserir o link da SBPr.

    ResponderExcluir
  7. Jonatas, talvez o jogador Muriqui nem saiba que seu nome pertence a um macaco tão famoso. Que tal escrever para ele sobre isso?

    ResponderExcluir
  8. legalzinho, realmente eu nao sabia disso
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir